Rotary Club Ipiaú faz 56 anos - Fotos

30/11/2008 15:26

ROTARY CLUB DE IPIAÚ

30.11.1952      -       30.11.2008

 

56 Anos de Existência!

Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muito

Mateus 20, 28

Mensagem de Amor, de Paz, de Solidariedade!

 Fundado em 30 de novembro de 1952, o ROTARY CLUB DE IPIAÚ comemora 56 anos de existência, vivendo e servindo à comunidade.

 54 pioneiros, heróis de então, se reuniram e resolveram criar o nosso Clube, na coragem e na raça, quando Ipiaú iniciava seus passos rumo ao desenvolvimento. Classificações as mais variadas, priorizando a agricultura e o comércio.

 Cidade ainda pequena, sem ensino médio, sem clubes sociais, as festas populares, principalmente os bailes de micareta eram comemoradas nos armazéns de cacau, com preferência o Instituto de Cacau da Bahia.

 As festas sociais de família, aniversários eram realizadas nas escolas particulares e nas próprias residências de amigos ou de parentes. A festa mais popular e histórica era o aniversário de Doutor Borges de Barros, um dos fundadores do Clube: 15 de maio, inclusive data da criação do Jazz 15 de maio que abrilhantou festas e mais festa em nossa região.

 Década de 1950. Deve a esta época o início de desenvolvimento e pregresso de nossa terra. Vejamos o impulso que levou a crescer:

 - Criação do Ginásio de Rio Novo, 26 de abril de 1950.

- Loja Maçônica Fraternidade Rionovense – 09 de julho de 1950

- Rio Novo Tênis Clube – 1950.

- Credite-se a antecipação das iniciativas ao Independente Esporte Clube que foi fundado em 29 de agosto de 1949.

 Justamente, dentro desse entusiasmo, cidadãos mais interessados como, Waldemiro Santos, farmacêutico, Agostinho Cardoso Pinheiro, advogado, Leônidas Fernandes Leão, Juiz de Direito, Protógenes Jaqueira, tabelião, Jaldo Reis, Alípio Correia, Salvador da Matta, Noé Bonfim, médicos, Augusto Vieira, Rafael Sampaio, comerciantes, Raul Leite, Otávio Machado, Edvaldo Santiago, alfaiate e mais outros companheiros.

 A primeira reunião, festiva de inauguração, foi realizada na Fazendo do companheiro Otávio Machado, na estrada Ipiaú – Ibirataia.

As reuniões ordinárias, presididas pelo companheiro Leônidas, foram realizadas no Hotel Glória de Rafael Sampaio, na Praça Virgílio Damásio.

 Cite-se como marco histórico que, quase todas as iniciativas da nossa comunidade nasceram em um dos compartimentos da Farmácia Bahia, do companheiro Waldemiro Santos, Dal, foram medrados e se realizaram a Maçonaria, o R. N. Tênis Clube, o Rotary.

 Tão férteis eram as idéias e tanto o carinho por nossa terra, nessa mesma Farmácia Bahia, reuniam-se sempre os líderes locais a fim de escolher para a nossa cidade o Delegado de Polícia, o Juiz de Direito, a indicação dos dirigentes públicos, com sugestões para a escolha de prefeito.

 Nosso Clube teve grande influência nas iniciativas da cidade, tanto de ordem pública como privada. O campo de aviação, a campanha da luz do Funil – energia elétrica – campanhas em torno do cacau, do comércio, da educação e cultura, do desenvolvimento geral de Ipiaú, sempre tiveram a presença do Rotary.

 Passamos dificuldades, a luta foi árdua e perseverante. Todavia nosso clube permaneceu e permanece fiel ao Ideal de Servir. Servir desinteressadamente, com objetivos sempre atuais: continuar vivo o amor pela comunidade, o companheirismo sadio,

 56 anos de fundação! Mais de meio século vivo, atuante, marchando com o progresso da comunidade, já bem outra. Grande comércio, faculdades, hospitais, população mais esclarecida. Tudo isso o Rotary Club de Ipiaú viu crescer, participou do seu crescimento viveu, amou de verdade.

 Com as graças de Deus, enquanto houver cidadãos como os que hoje participam da sua história, uma história de amor e paz, o Rotary Club se fará presente e atuante em nossa terra de Ipiaú – Meu Bem-Querer.

 Paz, muita paz, e nossa homenagem aos que fizeram nascer o nosso Rotary!

 Vida, saúde, esperança sempre à frente para os companheiros que hoje vivem e participam da trajetória do nosso querido Rotary Club de Ipiaú.

 56 anos servindo a Ipiaú!

 Parabéns!

  

Edvaldo Santiago, 1952 - 2008

 Sócio fundador,

Classificação - Alfaiate,

Alfaiataria, Roupa sob Medida.

  

Restaurante Charles Chaplin

Japumirim / Itagibá / Bahia

 

Ipiaú (Ba), 30 de novembro de 2008.